AS FASES DO VASO

vaso-de-honra

Nós fomos formados do barro.

Porque barro? Porque do barro o homem foi formado, do pó da terra (Gn 2:7), Deus criou o homem com suas próprias mãos, como um artesão Ele modelou a sua criação. Mas somente aquele boneco de barro não tinha vida em si mesmo, por isso foi necessário que o Grande Artista soprasse neste boneco o sopro da Vida. Deus soprou o fôlego da vida sobre o homem , e ele despertou e passou a ter vida.

Jeremias 18:3-6 A Palavra fala que Deus é o Oleiro, Oleiro é aquele que modela o vaso, quando Ele percebe que o vaso não está tomando a forma adequada, ele precisa desfazer toda a massa e começar tudo de novo, para que este vaso não fique com imperfeições.
Mas depois que o vaso termina de ser modelado ele ainda precisa ir para o fogo, para ser queimado, ele é aquecido a altas temperaturas, e depois de passar pelo fogo, ele é polido, com uma lixa para tirar as pequenas imperfeições que ainda ficam, somente depois disso é que ele pode passar pelo processo de embelezamento ( pinturas, verniz, etc.) , depois disso você pode colocar o que quiser dentro dele.
  • Nós colocamos plantas, flores, água;
  • DEUS coloca: Poder, Unção, Graça, Virtude, Alegria, Capacidade, Temor, Amor, Generosidade, Perdão, Humildade e tantos outras coisas que provém d´Ele!

A maior característica do vaso de barro é sua flexibilidade, ele é moldável e sensível, quebra-se com facilidade.
Não poderia haver melhor figura para nos representar do que essa.
Crentes são muitos sensíveis. Não deveriam ser!
Durante nossa vida cristã acontecem alguns eventos que muitas vezes não entendemos.
São as fases ou etapas de nossa formação espiritual.
Precisamos ficar atentos ás fases ou etapas para podermos compreender a maneira que Deus nos molda para sermos vasos de bênçãos em Suas mãos.

A. FASE DA ESCOLHA:

Deus escolhe o barro!
Existem 200 tipos de barros conhecidos, mas somente 8 servem para fazer o vaso.
Sabe o que isso significa? Se você foi escolhido por Deus, isso significa que você é um barro bom. (João 15:16)

B. FASE DO CURTIMENTO:

É uma das fases mais importantes, porque o vaso tem que ficar curtindo. É aquela época em que parece que Deus fala com todo mundo, menos com você. Você vê pessoas sendo “tocadas” pelo Espírito Santo, sendo cheias da unção o tempo todo, mas com você não acontece nada.
Quanto mais tempo curtindo, maior liga terá. Um vaso grande passa por um longo curtimento. Esta fase depende do tamanho do vaso que Deus quer fazer de você!
Provavelmente não há nada de errado em você, nem na sua espiritualidade, você está no curtimento.

C. FASE DO PISAR OU DO AMASSAR:

É quando o barro é retirado do curtimento, talvez depois de muito tempo, e colocado em um local para ser pisado, para que todo AR seja retirado. Deus permite que você seja pisado, humilhado, para poder tirar de você todo orgulho, toda a vaidade, tudo aquilo que está contrário à Natureza Divina. Deus quer tirar de você a sua confiança no seu próprio eu. Parece que todos falam mal de você, ninguém te entende, julgam suas atitudes, etc. Se você está sendo pisado, não desanime! Você já está na terceira fase.

D. FASE DA MISTURA:

Agora o vaso precisa ser misturado com alguns ingredientes: palha fina, pedra triturada e resto de cerâmica. Um vaso sem esses implementos é um vaso muito fraco e quebra fácil. Deus não quer vaso fraco. Quer vaso forte. Para isso Ele coloca: Humildade, disposição, fé e confiança, Assim o vaso fica forte, resistente. São as provas que passamos e as dificuldades que nos fortalecem. Isso misturado com a presença do Espírito Santo nos dá a resistência necessária. A cada luta, a cada prova, nós ficamos mais fortes, mais resistentes. F. FASE DO MOLDE: Finalmente chegou a hora do barro virar vaso. Agora depois de todo este processo, o oleiro leva o barro para ser moldado e virar vaso. Depois de Deus ter nos escolhido, nos ter deixado criando liga, ter tirado o nosso orgulho, depois de nos ter fortalecido, Ele finalmente nos começa a moldar.

G. FASE DO ENCHIMENTO:

Então quando estivermos definitivamente prontos, Ele nos enche com Seu Espírito e nos usa de acordo com a Sua vontade.